Não melhora quando a gente chega aos 40… Ah vá, no fundo, melhora sim…

Pensamento numero 1 – Ter 40 obriga a gente a ser um velho entrevado que fica em casa comendo gordura e reclamando das dores da vida?

Não!!! Nunca. Ter 40 apenas te identifica como um homem com mais idade, com alguns cuidados devidos ao envelhecimento natural do corpo. Mas não é nada absurdamente gritante dos 30 para os 40. Na verdade, o que muda é que tua produção de testosterona reduz um pouquinho mínimo e tuas “juntas” ficam mais cansadas, então tem mais problemas de postura, coluna, joelho etc, mas com 40 tu não é um velho. Se alguém te diz isso, corta essa pessoa da tua vida.

Pensamento numero 2 – Ter 40 me obriga a ser estável emocinalmente e estar estabilizado com relação as minhas preferêcias, pensamentos e escolhas?

Ter 40 apenas te coloca em uma posição onde tu já sabe em linhas gerais que da certo e o que não funciona pro teu dia a dia. Ganhou experiência. Mas em hipótese alguma impede de conhecer e viver experiências novas. Experimentar novos estilos musicais, novos esportes e principalmente, viver novas situações. As pessoas tem a tendência de acreditar que o fim está próximo. Na verdade, a maioria das pessoas que hoje tem 40 vão viver facilmente até os 80. Então, na prática, agora a gente está começando a viver a metade das nossas vidas.

Pensamento numero 3 – Ter 40 me obriga a ser estável economicamente, também me obriga a ter uma carreira determinada e definida.

É claro que aos 40 a gente já sabe como a vida financeira funciona. E é natural que a gente também entenda quanto gasta como funcionam nossos padrões de consumo e estejamos habituados as nossas necessidades financeiras, mas na prática, tudo é absolutamente irrelevante, como era aos 20 e aos 30. Mesmo com mais experiência, a gente não obrigatoriamente precisa se colocar na posição de estar estável financeiramente. Ainda mais nessa geração de hoje e no país onde vivemos em 2022. Sinta-se MUITO feliz se tu ainda tem a opção de parcelar a fatura do cartão de crédito em 12 vezes. Quando tu não tiver essa opção, ou não tiver um cartão de crédito, ai a coisa está um pouquinho mais difícil, mas nem assim impossível. O Importante é entender que tudo na vida faz parte de ciclos e que sempre tem alguém pra ajudar. Também tu pode começar uma nova carreira, qualquer uma nova carreira. Pode começar uma nova faculdade ou terminar alguma que tenha começado no passado. Na verdade, ter 40 é igual a ter 20, só que com um pouco mais de experiência.

Pensamento numero 4Ter 40 e ser bem sucedido implica em ter um relacionamento estável, um parceiro ou parceira, ter filhos e família.

Essa é a mais divertida de todas. Por mais que queira, não é verdade. Eu diria que o melhor período para estar solteiro é exatamente agora. Eu realmente não acredito que relacionamentos sejam feitos pra durar ou que realmente tenham validade. Na moral eu acho que as pessoas se juntam pra sofrer mais ainda. Então, não. Em hipótese alguma. Ter 40 está pra mim na melhor fase pra aproveitar o que a vida me trouxe de bom até hoje. Não quero nada menos do que a melhor parte do que eu já vivi, e isso inclui cortar a pior parte (que é ter relacionamentos).

Pensamento numero 5 – Ter 40 significa que meu cérebro pifou e não posso aprender nada novo

Até onde me consta, devo começar uma nova faculdade depois que terminar a minha. E talvez abrir um novo negócio fazendo outra coisa totalmente diferente do que eu já fiz. O dia que eu parar de aprender, é melhor que eu morra mesmo ahahahah. Sem contar as piadas de tiozão, que a gente começa a desenvolver quando faz 40 anos e não termina nunca mais.

Post em construção… Eu vou atualizando esta listagem a medida que as ideias forem surgindo…

Compartilhe nosso conteúdo